Como funcionamos

Os membros CVX agrupam-se em pequenas comunidades constituídas por 10 a 12 pessoas, que se reúnem numa base quinzenal.

Cada grupo conta com um Animador e um Guia que dinamizam o seu processo de crescimento, segundo um caminho de desenvolvimento integrado dos três pilares fundamentais do estilo de vida CVX -  aprofundamento da experiência espiritual de Deus, a partilha comunitária e o sentido de missão apostólica no mundo - de acordo com os objectivos estabelecidos do documento Processo de Crescimento em CVX.

Metodologia das reuniões:

- Preparação Prévia. Rezar a proposta da orientação de vida e fazer o exame inaciano diariamente. Preparar antecipadamente uma síntese do que foi rezado e vivido para orientar a partilha na reunião.

- Acolhimento e Oração Inicial. Depois de estarem todos e das informações necessárias, tempo breve para acalmar ruídos exteriores e interiores e criar ambiente espiritual e disposição serena de escuta.

- Partilha de vida. Cada membro, por sua vez, livremente e sem ser interrompido, partilha com os outros a leitura espiritual que faz das vivências da sua quinzena. É tempo sagrado de escuta e respeito por cada um e por Deus que nos fala através da experiência dos outros.

- Síntese em discernimento. O Guia ou o animador, faz uma síntese do que mais sobressaiu nas partilhas, em chave de identificação dos movimentos do Espirito, clarificando questões e ligando à dinâmica de crescimento da CVX.

- Proposta de nova Orientação de Vida. Feita pelo animador. Pode ser lida e seguida dum breve momento de oração.

- Avaliação. Tempo para reconhecer e recolher o que de mais importante me tocou na reunião. E também para sublinhar o que correu melhor e corrigir alguma coisa menos bem. 

Please update your Flash Player to view content.