Please update your Flash Player to view content.

Organização

A COMUNIDADE DE VIDA CRISTÃ é uma Associação Internacional Pública de Fiéis, constituída pela Santa Sé. O órgão supremo de governo da CVX é a Assembleia Geral, que reúne habitualmente de 5 em 5 anos e envolve delegados de todas as Comunidades Nacionais. É a Assembleia que determina os princípios e linhas orientadoras a seguir por toda a Comunidade. É também a Assembleia que elege o Conselho Executivo Mundial (“ExCo”) que é responsável pela implementação dessas orientações.

A CVX tem um Assistente Eclesiástico a cada nível da sua organização. O Assistente Eclesiástico Mundial é, habitualmente o Superior Geral da Companhia de Jesus, que designa um Vice-Assistente Eclesiástico Mundial.

A NÍVEL MUNDIAL, a CVX está presente nos 5 Continentes, possuindo neste momento 6 estruturas de acompanhamento regional tendo em conta as diferentes partes do mundo: África, América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico, Médio Oriente e Europa.

A NÍVEL DA EUROPA, existe uma estrutura regional mais desenvolvida, com uma Assembleia Europeia cada 5 anos, que elege o Euroteam, encarregado de coordenar as actividades a nível europeu. Cada Comunidade Nacional designa um Euro-link para ser a pessoa de contacto a nível europeu. Há reuniões de Euro-links cada dois anos.

A NÍVEL NACIONAL, a CVX organiza-se de forma semelhante, de acordo com Estatutos aprovados pela Conferência Episcopal Portuguesa. A CVXP tem como órgão deliberativo a Assembleia Nacional e como órgão executivo a Equipa Nacional. Organiza-se territorialmente em 6 regiões, cada uma com uma Equipa Regional. Estas reúnem-se regularmente em Assembleia de Responsáveis, órgão consultivo da Equipa Nacional.