Comunidade

A dimensão comunitária tem, primordialmente, uma dimensão universal. A CVX é uma única Comunidade Mundial, cuja pertença se expressa no compromisso com uma comunidade local. Todos os membros da CVX formamos um só corpo e identificamo-nos com os Princípios Gerais e com o Carisma. Aí está o fundamento da nossa vocação que transcende as particularidades culturais. A CVX é governada pelas Assembleias Mundiais, que são momentos privilegiados de discernimento comunitário da missão CVX.

A experiência comunitária da CVX, em termos práticos, dá-se em primeira linha no pequeno grupo onde se partilha a vida e a experiência de Deus, constituído como uma comunidade de amigos no Senhor. Cada membro da pequena comunidade é chamado a acompanhar os restantes no discernimento das suas vocações e nas suas vidas de colaboradores na missão de Cristo. Constitui uma experiência concreta de unidade no amor e na ação, estando os seus membros comprometidos em:

a. Seguir a mesma vocação específica na Igreja e adotar um estilo de vida consequente com essa vocação;

b. Partilhar os seus problemas, aspirações e projetos para ajudarem-se mutuamente a viverem a sua fé cristã em plenitude;

c. Assumir uma missão comum, não obstante as diferentes condições sociais, idades, personalidades ou tarefas (Carisma CVX 138).

 

 

 

 

Please update your Flash Player to view content.