Notícias Antigas CVXP

 

- - - 

Vede como eles trabalham

De 06 a 08 de Novembro de 2015, um fim-de-semana para aqueles que veem no trabalho e nos desafios de gestão empresarial um campo de missão

 

 (clique na imagem para saber mais) 

 

- - - 

Para que possa ter um dia fantástico em Coimbra, deixamos abaixo tudo o que precisa de saber sobre os Percursos, a Eucaristia, o almoço e a tarde no Colégio Rainha Santa Isabel... em resumo, tudo o que preparámos para si! 

Escolha abaixo o que pretende ver seleccionando o icon respectivo. 

Programa do dia

 

Percursos disponíveis

Como tudo se vai passar
(FAQ's)

 

Descarregar
informação completa

       

 

- - - 

Relógio da Família

Uma actividade da CVX-Braga, para quem quiser avivar o seu Projecto de Família

(clique na imagem para saber mais) 

 

- - -  

 

- - - 

"Vede como eles trabalham"

Sentido e Critérios Cristãos na Profissão

Um fim-de-semana em regime residencial para aprofundar a sua experiência em ambiente de oração e partilha.

Rodízio, Colares | 7 a 9 de Novembro de 2014

 

(clique na imagem para mais informações)

 

- - -

Assembleia Europeia da CVX

A CVX-P estará na Alemanha, de 6-9 de Junho de 2014, em mais uma iniciativa Europeia da CVX! Não deixe de acompanhar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 - - -

Assembleia Nacional 2014 - Fátima

Dia Mundial CVX - 2014

Assembleia Nacional 2014 - Fátima

5ª-feira, 27.Março.2014

Teve ontem inicio a XI Assembleia Nacional da Comunidade de Vida Cristã. Os delegados foram chegando, com grande entusiasmo, boa disposição e alegria por reencontrar rostos conhecidos e na expectativa de conhecer novos.
A abertura dos trabalhos incluiu a aprovação do relatório de actividades e contas, que destacou a importância da formação da comunidade a vários níveis, desde os animadores, aos guias e às equipas de serviço e suscitou por parte da Assembleia a vontade de uma maior colegialidade entre as diferentes equipas de serviço e grupo no governo da CVX-P.

Decorreu ainda a apresentação dos candidatos à nova equipa nacional, que questionados pelo Gonçalo Malheiro, partilharam connosco as suas impressões  sobre diversos temas da comunidade

 


 6ª-feira, 28.Março.2014

Foi um dia muito intenso e participado.

Depois de um tempo de oração individual, em pequenos grupos, em grupos maiores e em plenário, debatemos as nossas raízes, as especificidades do leigo inaciano em CVX e como, em  comunidade, devemos trabalhar para sermos mais fiéis a esta vocação.

Foi um dia que tornou muito evidente o crescimento da comunidade nos últimos anos, o que se traduziu numa grande riqueza das partilhas e identificação de várias fronteiras, entre elas a própria CVX, que se sente confirmada no desafio de aprofundar a sua própria identidade, como comunidade de leigos inacianos.

 


Sábado, 29.Março.2014

Continuando o aprofundamento das nossas raízes e fronteiras, o plenário procurou fazer a síntese entre as raízes e as fronteiras, como contributos para o documento final que deverá enquadrar a acção da comunidade no próximo triénio. A atitude de saída e colaboração dentro da Igreja foi transversal à diversidade das partilhas.

Foi também o momento de celebrarmos o Dia Mundial, ocasião em que muitos membros das nossas comunidades regionais se juntaram à Assembleia Nacional. O Dia Mundial começou com a celebração da Eucaristia, que foi momento de acção de graças pelo P. Sérgio Diz Nunes que agora começa a sua missão como Assistente Nacional e pelo P. Hermínio Rico de quem a nossa comunidade recebeu tanto bem, nos últimos 10 anos, e ainda de compromisso permanente de 4 membros. A festa continuou com a partilha de outra refeição que decorreu em clima de grande alegria e convívio, após o qual vimos um filme sobre a história da CVX-P. Este momento. Muito apreciado, foi seguido de uma mesa redonda com a participação de membros de diferentes épocas da CVX-P, que em 2014 celebra 40 anos.

Para acabar o dia, e depois do jantar, o regresso aos trabalhos da assembleia, com o plenário de debate para preparar o documento final, cujo conteúdo marcará o próximo triénio.

 


Domingo, 30.Março.2014

Dia final da Assembleia, com aprovação das conclusões e do documento final e eleição da nova equipa nacional. O final dos trabalhos foi feito na missa de envio da equipa nacional, enriquecido pelo compromisso permanente do membro CVX que na véspera não tinha podido estar presente. Foi momento de grande alegria e ponto de partida para mais um triénio de vida CVX... por parte de todos os delegados à Assembleia!

 

 

 


 

 

Dia Mundial CVX - 2014

O dia Mundial da CVX foi celebrado no sábado, com a presença de todos os que da Comunidade quiseram juntar-se aos delegados à Assembleia.

Tivemos a enorme alegria de celebrar Eucaristia e nela testemunhar o compromisso permanente de quatro companheiros e a afiliação de 10 grupos novos.

Festejamos este ano de 2014 os 40 anos da CVX em Portugal. Tudo começou em 1974, quando a Manuela Trigo da Roza e marido participaram num encontro da CVX em França e logo quiseram trazer para Portugal o “movimento” que tanto os tinha tocado. Foi o princípio de uma história de graça que quisemos este ano celebrar e agradecer. Para tal, foi feito um filme de 25 minutos, a que assistimos com grande emoção, que recolheu as “fotos de família” e os testemunhos de alguns protagonistas dos primeiros tempos: Margarida Barreto, P. Vasco Pinto de Magalhães, Mário Ferreira – o primeiro presidente da CVX-P – Tintão (Maria Assunção Carvalho), Maria Helena Aguiar, Toni (António Mendes) e Carla Rebelo. Seguiu-se uma mesa redonda moderada pela Laurinda Alves com o P. Alberto Brito, a Tintão, a Maria Helena, o Mário Ferreira e a Teresa Sabido Costa, actual presidente da CVX-P. Foi um momento alto da Assembleia em que fazendo memória da nossa história, nos sentimos confirmados na nossa identidade e desafiados a ir mais longe.